O presente projeto surgiu da observação do lanche dos alunos na hora do recreio.
Os alunos, não possuem o hábito de comer frutas e quando a merenda escolar tem salada, eles, os alunos, na sua maioria, se recusam a comer ou pegam a refeição e não comem a salada, que por sua vez acaba indo para o lixo.
Dessa maneira, surgiu a necessidade de aprofundar o tema alimentação e propor atividades que permita que o aluno perceba a função dos alimentos e a sua importância para o crescimento saudável.
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
- Valorizar a alimentação oferecida na escola;
- Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.
Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. O que ocorrerá através da realização de várias atividades
- Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando
ingerido em excesso, etc. (nesses momentos haverá a leitura de diversos gêneros literários)
- Adivinhas: melancia e banana.
- Parlendas: “Um, dois feijão com arroz” e “Fui na lata de biscoitos’.
- Músicas em CD: “Sopa do neném”, “Come que a mamãe fica contente”, “Meu lanchinho” e “Lavar as mãos”
Brincadeiras e jogos
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
- Recortar e montar as metades – simetria
- Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
- Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
- Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
- Grupo: Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece, jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
- Teatro de fantoches das frutas e legumes
- Brincadeiras com o corpo – Batata quente – Dançar conforme o ritmo das músicas
Matemática:
- Ligue números e veja o que aparece;
- Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no gráfico conforme a fruta tirada;
- Ligar o número à quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Experiências:
Com cenoura – cortar a ponta e deixar em água;
Secar cascas de laranja;
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas e salada de frutas.
Artes:
Massinha para modelar alimentos
Murais:
- Arvore com frutas e frutas na terra – legumes;
- Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar;
- Saquinhos classificatórios com nomes: legumes – frutas – verduras
Culinária:
- Salada de frutas e de legumes.
Trabalho com os pais:
- Participar mandando frutas e legumes.
Culminância:
Elaboração de uma salada de legumes e outra de frutas.
[ + ] Projeto elaborado por Lilian Luz
(do site rota83.com)
Os alunos, não possuem o hábito de comer frutas e quando a merenda escolar tem salada, eles, os alunos, na sua maioria, se recusam a comer ou pegam a refeição e não comem a salada, que por sua vez acaba indo para o lixo.
Dessa maneira, surgiu a necessidade de aprofundar o tema alimentação e propor atividades que permita que o aluno perceba a função dos alimentos e a sua importância para o crescimento saudável.
Objetivos:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
- Valorizar a alimentação oferecida na escola;
- Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.
Estratégia:
Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação.Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. O que ocorrerá através da realização de várias atividades
Áreas trabalhadas:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e SociedadeProcedimentos e atividades:
Linguagem Oral e Escrita- Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando
ingerido em excesso, etc. (nesses momentos haverá a leitura de diversos gêneros literários)
- Adivinhas: melancia e banana.
- Parlendas: “Um, dois feijão com arroz” e “Fui na lata de biscoitos’.
- Músicas em CD: “Sopa do neném”, “Come que a mamãe fica contente”, “Meu lanchinho” e “Lavar as mãos”
Brincadeiras e jogos
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
- Recortar e montar as metades – simetria
- Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
- Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
- Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
- Grupo: Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece, jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
- Teatro de fantoches das frutas e legumes
- Brincadeiras com o corpo – Batata quente – Dançar conforme o ritmo das músicas
Matemática:
- Ligue números e veja o que aparece;
- Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no gráfico conforme a fruta tirada;
- Ligar o número à quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Experiências:
Com cenoura – cortar a ponta e deixar em água;
Secar cascas de laranja;
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas e salada de frutas.
Artes:
Massinha para modelar alimentos
Murais:
- Arvore com frutas e frutas na terra – legumes;
- Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar;
- Saquinhos classificatórios com nomes: legumes – frutas – verduras
Culinária:
- Salada de frutas e de legumes.
Trabalho com os pais:
- Participar mandando frutas e legumes.
Culminância:
Elaboração de uma salada de legumes e outra de frutas.
[ + ] Projeto elaborado por Lilian Luz
(do site rota83.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário