sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO


Primeiro nível → Pré-silábico I
Nesse nível o aluno pensa que se escreve com desenhos. as letras não querem dizer nada para ele. a professora pede que ele escreva “bola”, por exemplo, e ele desenha uma bola.
Segundo nível → Pré-silábico II
O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras.
Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala. ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral. acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras. acredita que para que uma escrita possa ser lida deve ter pelo menos três símbolos. caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”.
Terceiro nível → Silábico
O aluno descobriu que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “ca”, uma para “be” e uma para “ça”
Quarto nível → Alfabético
O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras de nossa língua.

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