sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comportamentos Obsessivos


Animação que mostra de forma didática e bem humorada o que significam os Transtornos Obsessivos Compulsivos. De grande utilidade para educadores e pais, até para que possam tomar conhecimento da questão, e a partir desta informação, sejam capazes de ficar atentos, ora de olho em si, ora de olho em seus alunos ou filhos.

É importante não confundir com hábitos, que as vezes se tornam repetitivos. O desejo compulsivo é como um vício de longa data, é uma carência emocional, psicológica, uma espécie de engasgo nos nossos sensores cerebrais que se negam a julgar aquilo como uma dependência.

Com o passar do tempo, torna-se coisa mecânica, não mais consciente, uma obsessão, como se nossos pensamentos de repente se encontrassem encurralados num quarto sem janelas, e sem portas, com o desejo fixo, irrefletido, de realizar aquela coisa. E a necessidade se torna paranóia, um distúrbio emocional fora de controle. Assim, ao contrário dos vícios que sempre estão focados em um ou mais objetos, nesse caso, os gestos, ações, sejam de qualquer natureza, se tornam esse objeto de escape, e se prestam a suprir essa carência.

Desse modo, passar a observar gestos que se repetem com muita frequência, sem um motivo aparente, mas que de alguma forma nos confortam, é um bom indício, um começo. Vejam o vídeo. 



sitededicas.uol.com.br/videos_educativos_transtorno_obsessivo.htm

Um comentário:

  1. Diane,

    Muito bom saber que existem professores que se preocupam em conhecer mais para poder ajudar seus alunos e a si mesmo.
    Parabéns pela forma clara e divertida de tratar sobre o TOC.
    Um abraço,

    Fabiana Trajano
    .
    .

    ResponderExcluir