quinta-feira, 3 de março de 2011

Sugestões de Atividades para o Nível Pré-Silábico


Rafael Vaz
 


As atividades sugeridas abaixo irão pre­parar a criança para um melhor desempe­nho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.
- Trabalho intenso com os nomes das cri­anças, destacando as letras iniciais – ativi­dades variadas com fichas, crachás e alfa­beto móvel.
- Contato com farto e variado material escrito – revistas, jornais, cartazes, livros, jo­gos, rótulos, embalagens, textos do profes­sor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
- Observação de atos de leitura e escrita.
- Audição de leitura com e sem imagem – notícias, propagandas, histórias, cartas, bi­lhetes etc.
- Hora de leitura – livros, revistas e jor­nais à escolha da criança.
- Atividades de escrita espontânea – lis­tas, relatórios, auto-ditado.
- Atividades para distinção de letras e numerais.
- Manipulação intensa do alfabeto móvel.
- Desenho livre, pintura, modelagem, re­corte, dobradura.
- Caixa com palavras ou nomes significa­tivos – de cada aluno ou da classe.
- Classificação de palavras ou nomes que se parecem – as que começam com a mesma le­tra, as que possuem o mesmo número de le­tras, palavras grandes e pequenas etc.
- Memorização de como se escrevem al­gumas palavras (fonte de conflito).

Jogos diversos

- bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,
- memória de letras, nomes, desenhos;
- dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
- baralho de nomes, figuras;
- quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
- pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

Jogos com cartões

- parear cartões com nomes iguais;
- parear cartões com desenhos;
- parear cartões com letras.

Jogos com o alfabeto móvel

- cobrir fichas ou crachás;
- formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
- separar e agrupar letras iguais;
- classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.

Álbuns

- de rótulos e embalagens;
- de nomes e retratos ou auto-retrato;
- da história de vida da criança.

Jogos e brincadeiras orais

- com rimas;
- adivinhações;
- telefone sem fio;
- hora de surpresa;
- recados orais;
- jornal falado.

Outras atividades e brincadeiras

- leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
- planejamento da rotina do dia;
- avaliação dos trabalhos do dia;
- relatório oral de experiências;
- histórias mudas;
- produção de texto oral – coletivo;
- conversa informal;
- correio;
- etiquetação de objetos;
- estudo e interpretação de gravuras;
- jogos de atenção;
- análise e síntese de palavras;
- interpretação oral de textos;
- reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
- reconto e reescrita de histórias;
- auto ditado e escritas espontâneas.

www.rota83.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário