Apresentação através de desenhos
Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.
Desenvolvimento:
1.Distribuiídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, atrvés de desenhos, à seguinte pergunta:
Quem sou eu?
Dispoem de 15 minutos para preparar a resposta.
2.Os participantes desenham sua resposta
3. A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.
4.Avaliação da Dinâmica:
- O que aprendemos com este exercício?
Cartões Postais
Objetivos
- Quebrar gelo
- Integrar os participantes do grupo.
Passos
1- O coordenador fixa cartões postais numerados num lugar visível ao grupo.
2- Coordenador convida os presentes a observarem em silêncio os postais,. escolhendo cada qual o que mais lhe agrada e também aquele de que menos gosta. Cada um escreve no caderno, o porquê da escolha.
3- O grupo observa e escolhe os postais, de acordo com a orientação do coordenador.
4- No plenário, cada pessoa comenta sua escolha; em primeiro lugar, indicam os postais que não lhes agradaram e, a seguir, aqueles de que mais gostaram.
Avaliação
- O que descobrimos acerca dos demais, através desse exercício?
- Como nos sentimos?
Trocando crachás
Participantes: 15 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Apresentação e Memorização de Nomes.
Objetivo: Facilitar a memorização dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.
Material: Crachás com os nomes dos integrantes.
Participantes: 15 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Apresentação e Memorização de Nomes.
Objetivo: Facilitar a memorização dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.
Material: Crachás com os nomes dos integrantes.
Descrição: O coordenador distribui os crachás aos respectivos integrantes. Após algum tempo recolhem-se os crachás e cada um recebe um crachá que não deve ser o seu. Os integrantes devem passear pela sala a procura do integrante que possui o seu crachá para recebê-lo de volta. Neste momento, ambos devem aproveitar para uma pequena conversa informal, onde procurem conhecer algo novo sobre o outro integrante. Após todos terem retomado seus crachás, o grupo deve debater sobre as diferentes reações durante a experiência
OBJETIVO: Conhecer os novos alunos da turma e realizar a integração entre os alunos novos e os alunos antigos, ou entre todos os alunos caso ninguém se conheça.
IDADE: 11 a 13 anos (poderá ser adaptada para faixa etária mais jovem)
MATERIAL: Uma folha em branco e lápis para cada aluno.
IDADE: 11 a 13 anos (poderá ser adaptada para faixa etária mais jovem)
MATERIAL: Uma folha em branco e lápis para cada aluno.
PROCEDIMENTO: Faça uma roda na sala e coloque as crianças sntadas de forma que cada uma não conheça o amigo do lado. (ex: alunos novos e antigos).
Cada aulo recebe um papel e um lápis. Cada participante deverá anotar o nome do amigo da sua esquerda. Escolha um para começar e peça que ele fale o nome em voz alta.
Agora cada um deverá adivinhar:
- O que o amigo mais gosta de fazer
- Qual música que o amigo mais gosta
- Uma característica de personalidade
- (extrovertido/falado, tímido/quieto, hiper-ativo/agitado, tranquilo/calmo)
Eles não podem conversar entre si, a sala tem que estar toda em silêncio. Depois de 10 minutos, peça para que um comece dizendo o que anotou e para o amigo confirmar se é verdade ou não. Quem acertar as três coisas sobre o amigo é vencedor!
Com esta dinâmica você também irá conhecer melhor as crianças e saber oo que elas gostam de fazer, suas músicas preferida e suas características, vá preparado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário